segunda-feira, 6 de abril de 2015

Júlio José entrevistado no Planeta Rei (agosto/2006)



Esta semana (agosto/2006) tive a honra de ser entrevistado como "Fã do mês" no Planeta Rei (http://planetarei.zip.net) pelo Fabiano Cavalcante. Fabiano é de Fortaleza-CE e é apresentador do programa APLAUSO no rádio e na televisão. Vejam como foi:

SUPERFÃS:
Nosso Blog Planeta Rei volta a apresentar entrevista com outro super fã. Desta vez trata-se de Julio J., de Brasília, criador do primeiro site em homenagem ao Rei, além do "kit-fã", que você vai saber do que se trata. Julio é músico e tem um programa de rádio dedicado ao Rei Roberto Carlos. vale a pena conferir...

1) Onde se deu o ponto de partida do Julio J. fã e colecionador do Rei?
-Em 1974 eu tinha apenas 5 anos de idade quando Roberto Carlos lançou a música EU QUERO APENAS. Aquele refrão "eu quero ter um milhão de amigos..." era a música mais bonita que eu conhecia. Em 1977 meu pai comprou uma vitrolinha philips de cor laranja (aquelas em que a caixa de som era a tampa da vitrola, lembra ?) e o Roberto havia lançado no ano anterior a música AMIGO. O meu primeiro disco foi justamente um Compacto que tinha esta música juntamente com JOVENS TARDES DE DOMINGO e o meu primeiro LP veio logo em seguida, o LP com a música EU QUERO APENAS que eu tanto queria. Em 1979 no meu aniversário de 10 anos ganhei o LP com as músicas mais bonitas que eu ouvia no rádio: FÉ, LADY LAURA e A PRIMEIRA VEZ. No mesmo ano comecei a aprender a tocar violão (na rua mesmo, sem professor) e, por coincidência, sem eu saber, a primeira música que aprendi foi E POR ISSO ESTOU AQUI do Roberto Carlos (aprendi com solinho da introdução e tudo o mais, chique, né ?). Pronto: sem eu mal saber quem era Roberto Carlos todos os discos que eu tinha e "todas" as músicas que eu sabia tocar eram dele. Daí em diante, fiquei fã e comecei a comprar revistinhas nas bancas com músicas do Roberto e ler sobre sua vida e obra. Nascia assim mais um súdito do Rei.

2) De onde partiu a idéia de criar o primeiro site em homenagem ao Rei?
-Em 1997 a internet estava ainda começando no Brasil, quase ninguém tinha acesso e o número de sites era bem pequeno. Quando tive o meu primeiro acesso a primeira coisa que fiz foi entrar no CADÊ e pesquisar por "Roberto Carlos". Não encontrei nenhuma página dedicada exclusivamente a ele. Então pensei: "o maior cantor brasileiro de todos os tempos não pode ficar sem uma página". Sem experiência nenhuma passei várias noites fazendo a página, digitando, estudando, testando e incluindo sons e fotos; uma vez o despertador tocou para eu ir trabalhar e eu ainda estava acordado fazendo a página. Fiquei o dia inteiro com sono, é claro !

3) Quais as principais emoções tiradas da experiência do site? Bom, a primeira grande emoção foi quando eu coloquei uma parte da página no ar pra testar se os links estavam funcionando. Coloquei a página no ar às 2h00 da manhã e, após testar, fui dormir feliz da vida por estar no caminho certo. Quando liguei o computador às 6h00 da manhã pra ver se a página já tinha tido algum acesso (na época tinha um contador de acesso) fiquei surpreso por já estar registrando mais de 30 visitas)e, quando resolvi olhar meus e-mails (na época a coisa mais rara era receber um e-mail de alguém), pra minha surpresa, já tinha dois e-mails de pessoas que acessaram a página, e o mais incrível, uma dessas pessoas era de outro país. Na primeira semana do site já havia recebido mais e-mails que toda a minha vida de internet. A maioria era do exterior (no Brasil a internet ainda estava engatinhando), o nosso amigo Miguel Valenzuela foi um dos primeiros a acessar o site. Em pouco tempo, outras páginas apareceram e assim pude fazer muito amigos, amigos de verdade, como o próprio Fabiano Cavalcante. Pra mim essas amizades são as principais emoções tiradas do site.

4) Conta pra gente como foi essa história de "tombar" o site?
Na época a página foi toda feita usando-se apenas recursos do Word-97, deu muito trabalho, foi muito difícil, mas ficou tudo muito simples (hoje creio que qualquer um de nós levaria um tempo muito menor pra fazer uma página naqueles moldes). De repente a tecnologia deu um grande salto, as páginas agora são bem mais trabalhadas e têm muito mais recurso. Vendo isso acontecer, pensei: "daqui a pouco tempo ninguém saberá como eram as primeiras páginas da internet e como a página é sobre o maior cantor brasileiro de todos os tempos nada mais justo que a sua primeira página seja 'tombada' para, assim como sua obra musical, também seja objeto de estudos futuros", por isso resolvi "tombá-la", como vocês podem ver, a página tem uma abertura já mais moderninha (em flash), mas lá vocês podem acessar o "novo site" (que foi feito em conjunto por diversos fãs famosos de todo o país, dêem uma olhadinha nos nomes que constam na página que vocês verão nomes muito conhecidos) e também a versão original, sem alterações, do primeiro site. Mesmo que a página venha a ser atualizada futuramente, a "versão original" ficará sempre no mesmo formato, sem alterações (o endereço é: www.robertocarlos.conectanet.com.br ).

5) Você já se passou por assessor de senador para poder assistir a um show do Rei. Qual a maior loucura que você já fez por ele?
Sim, é verdade. Roberto Carlos veio cantar em um jantar aqui em Brasília em um evento da FIAT que não tinha ingresso pra vender, era um daqueles eventos "fechados". O evento foi aprensentado pela Fernanda Montenegro e estava cheio de celebridades (artistas da Globo, do esporte e representantes de diversos países), acho que a única pessoa que não era celebridade na festa era eu mesmo. Pra conseguir estar lá tive que me passar por outra pessoa, foi uma aventura e tanto, pena que não dá pra contar muitos detalhes senão posso comprometer pessoas que me ajudaram. Mas foi uma brasa, mora ?


6) O que é o "kit fã"?
Ah! Até do "Kit Fã" você tá sabendo ? O "Kit fã" eu inventei pra registrar tudo dos shows do Roberto Carlos e, se por acaso, pintar aquela tão sonhada chance de ir ao camarim estar preparado. É uma mochila contendo: uma máquina fotográfica (com 4 pilhas reservas), uma filmadora (com uma bateria extra), um mini-gravador de voz, fotos e CDs para o caso de ter chance de pedir um autógrafo e duas canetas (se uma falhar, tem outra), sem contar, é claro, a camiseta do Rei e uma graninha extra pra comprar camisas, fotos, etc.

7) Sendo você um músico e compositor premiado, como avaliaria a musicalidade da obra do Rei ?
Roberto Carlos é realmente um cantor único: tem um interpretação surpreendente e é um grande compositor. Quem acompanha a parte técnica de sua voz pode perceber que a cada dia ele está melhor. Outra coisa impressionante é a perfeição com que ele enquadra a letra da música com a melodia, é como se ele realmente estivesse sentindo o que está escrito, as músicas são verdadeiras, feitas realmente "de coração pra coração" !

8) Qual o momento mais marcante de sua vida envolvendo Roberto Carlos? Ainda vai acontecer: será o dia em que poderei tirar um foto com ele e conversarmos sobre música. Ele vai até cantar um trecho de uma de minhas canções. Eu acredito nisso ! Mas uma das emoções que já senti foi quando ele lançou "O grande amor da minha vida". Chequei com o CD em casa e eu e minha esposa ouvimos juntos deitados no sofá música por música. Quando ouvimos essa foi impossível as lágrimas não rolarem em nossos rostos, pois ela conta exatamente a nossa história. É como se o Roberto tivesse composto pra gente. É uma das músicas mais bonitas que já vi, essa realmente é para ouvir e chorar, fantástica ! 


9) Quem é Roberto Carlos, na visão de um fã? 
Não é apenas um ídolo, é como se fosse alguém da família. A gente se emociona não só quando ele está cantando, mas com o jeito dele falar, de se expressar. É como se estivesse falando diretamente pra gente. Uma coisa que me deixa triste é saber que no meio musical (principalmente acadêmico) ele não é valorizado o quanto merece, fico chateado quando vejo professores que são músicos e historiadores da música ignorarem sua obra, é realmente lamentável !

10) Se você tivesse direito a mandar uma e somente uma mensagem, diretamente ao Rei, qual seria esta mensagem?
Tentaria mostrar a ele o quanto ele é importante na vida de muitas pessoas. Por diversas vezes tive que conter as lágrimas ao ouvir histórias de pessoas que me contaram algo em relação a Roberto Carlos. Ele, sem saber, já uniu muitos casais, evitou que pessoas fugissem de casa (um amigo meu estava revoltado e tinha fugido de casa, ao ouviu À JANELA chorou igual criança e voltou na mesma hora), fez muitos cristãos não-católicos a aceitarem e admirarem NOSSA SENHORA, etc. A força de suas canções fez e continua fazendo muita diferença na vida de muitas pessoas. E diria também o mesmo que ele já nos disse: "É preciso saber viver" ! A posição em que ele se encontra hoje ele pode viver mais, fazer mais o que gosta, não precisa ficar se sujeitando a contratos que o prendem. Seja mais livre, apareça nos programas que tiver vontade, grave mais, lance DVDs com shows antigos, entrevistas, clips, não fique preocupado com um perfeccionismo exagerado, todo artista gosta de fazer essas coisas, é gratificante ver um trabalho pronto, enfim, aproveite a vida, pois você merece ! Que Deus o abençoe, um abração "do fundo do meu coração" !

ALGUNS COMENTÁRIOS POSTADOS NA ENTREVISTA:
[Eliete]
Parabéns pela entrevista. O julinho é mesmo grande, não só um grande fã, mas um grande amigo. Com orgulho, um abraço do fundo do coração a voces dois. -17/08/2006 18:19

[Venilton] [www.linkslegais.com.br] - O Júlio J. é uma figura mesmo... lendo a entrevista pude até imaginar o rosto dele, as expressões e os gestos, as respostas são tão verdadeiras quanto ele. Acho que vou providênciar um encontro dele com o Rei. Parabéns ao site e um abraço pro meu amigo Júlio J. - 17/08/2006 17:18

[zilma] - Parabéns pela entrevista. O júlio é um fã inenarrável, difícil achar um tão autêntico e expressivo quanto ele. Nota 10. - 17/08/2006 14:58

[Luciana] [lucianawalves@hotmail.com] - Se vc tinha que entrevistar um fá do Rei, realmente escolheu a pessoa certa. Nunca conheci ninguém mais fá que o JúlioJ. Parabéns pelo conteúdo da entrevista, senti uma emoção muito forte, é muito bonito ver que as pessoas lutam pelos seus objetivos, quer seja um emprego, um ídolo, um amor. Luciana - 17/08/2006 13:34

[Derbson] - Excelente! nota 10! Parabéns ao Aplauso, quer dizer, Planeta rei, por essa matéria. Nosso amigo Júlio, além de ser um grande fã do rei,é histórico também. O criador do primeiro site em homenagem ao nosso Roberto. Parabéns, bicho! - 16/08/2006 18:14

[Paula (Pser)] - Óptima entrevista. Muito obrigada amigo Fabiano por proporcionar, aqueles que como eu sabem menos do Roberto Carlos, uma porção de informações tão ricas e interessantes. Acedi ao endereço indicado e fiquei ainda mais maravilhada com a demonstração de tanta dedicação ao nosso Rei, apesar das limitações existentes na época em que foi construído o site. Parabéns ao grande Júlio J. e ao grande amigo Fabiano. - 16/08/2006 18:05

[Sandra] [sandrafrossi@ig.com.br] - Fabiano, Você foi muito feliz nesta entrevista, pois além de muito bem feita, ela faz homenagem (além do Rei, é claro) ao meu querido amigo de infancia Júlio J. Eu e toda a "velha guarda" que tiveram a honra de conhecer o Júlio ainda na infância, puderam participar um pouquinho dessas aventuras... Fiquei realmente emocionada! Obrigada... Abraços Sandra - 17/08/2006 14:55

[Paula (Pser)] - Lindo amigo Fabiano, esta "2ª parte" da entrevista está super. A ideia do "kit fã" é o máximo. A mensagem do Júlio J. para o Roberto Carlos fecha com chave de ouro esta entrevista. Parabéns e muitas felicidades para dois, ou melhor, para os três: Fabiano, Júlio e Roberto!... -
16/08/2006 18:13 

Nenhum comentário: